Covid-19 gestação você sabia ?

COVID-19 você sabia ?

Covid-19 conhecido também como corona vírus (SARS-CoV-2) o novo agente ainda está em fase de estudos de como esse vírus afeta mulheres gestantes. Atualmente, não há evidências que as mulheres grávidas correm maior risco de ficar gravemente doentes com o COVID-19.

Atualmente, não há evidências de que uma criança em desenvolvimento possa ser afetada negativamente pelo COVID-19. Durante a gestação, as mulheres sofrem alterações em seus corpos que podem aumentar o risco de outras doenças, como infecções respiratórias virais. É por isso que é importante que as mulheres grávidas, especialmente aquelas com alto risco de desenvolver complicações graves, tomem as seguintes precauções para se proteger contra a possibilidade de adoecer:

  • Fique em casa o máximo possível, exceto para consultas médicas importantes.
  • Converse com seu médico, obstetra ou parteira sobre a possibilidade de consultas por telefone ou videoconferência.
  • Evite visitantes desnecessários à sua casa.
  • Lave as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos ou, se não estiver disponível, use um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Pratique o distanciamento físico. Mantenha uma distância de pelo menos dois metros dos outros.
  • Evite tocar sua boca, nariz e olhos.
  • Evite locais lotados e horários de pico. Faça viagens limitadas à loja para itens essenciais
  • Evite viajar de transporte público.
  • Se você viajou para fora do Brasil, teve contato próximo com alguém que tem ou é suspeito de ter COVID-19 nos últimos 14 dias, é necessário se auto-isolar.

Se você foi diagnosticada com COVID-19 ou está aguardando os resultados de um teste de laboratório para COVID-19, deve isolar-se em casa.

Parto

Atualmente, não há evidências de transmissão de mãe para o filho durante o parto quando a mãe é infectada por COVID-19 no terceiro trimestre. Se você planeja dar à luz em um hospital ou centro de parto, aprenda sobre as políticas em vigor. A maioria dos hospitais e centros de parto tem visitantes reduzidos ou uma política de não-visitantes.
Na maioria dos casos, apenas uma pessoa de suporte pode ser permitida.
Se você planeja dar à luz em casa, converse com sua parteira sobre:
se os partos domiciliares ainda são uma opção em sua província ou território durante a pandemia e precauções a serem tomadas para garantir que seu ambiente doméstico seja seguro.
Se você tem COVID-19, converse com seu médico sobre o plano de parto preferido. O plano de parto deve ser individualizado e com base em suas preferências, na segurança do profissional de saúde e em recomendações obstétricas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *